Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Governo vai prorrogar redução do IPI para carros

Governo vai prorrogar redução do IPI para carros

Oficialmente, prazo terminaria no final deste mês.

Fonte: G1Tags: ipi

A redução do IPI, o Imposto sobre Produto Industrializado, para os veículos oficialmente terminaria no final deste mês. Mas o governo já decidiu pela continuação da redução do imposto, ainda que sob forma diferente da atual, como apurou o repórter José Roberto Burnier.

Sem notícias oficiais do governo, a dúvida continua. Escolher a cor, a versão, o tipo de motor e os itens opcionais. Tudo isso que faz parte do prazer de comprar um carro zero, agora, a menos de duas semanas do fim do prazo de redução do IPI, está sendo deixado de lado.


A vendedora Míriam Andrade decidiu não esperar a definição. Ela foi comprar o carro dos sonhos. Mas levou o que a concessionária tem.


Pergunta: Se pudesse escolher, escolheria que cor?


Míriam Andrade: “O preto”.


Pergunta: Mas não tem preto leva prata?


Míriam Andrade: “Leva o prata”.


Pergunta: Não vai arriscar esperar?


Míriam Andrade: “Não pode mesmo perder essa oportunidade, jamais”.


Com o agravamento da crise econômica, a venda de automóveis despencou 26% entre outubro e novembro do ano passado.

O governo decidiu reduzir a cobrança do IPI sobre os veículos a partir de dezembro e os carros ficaram mais baratos. Resultado: as vendas se recuperaram e chegaram a registrar, em 2009, o melhor março da história. Nos últimos dois meses, a média continuou bem acima da do final do ano passado.


O Ministério da Fazenda está terminando os estudos sobre o que fazer com o IPI a partir de julho. Mas, segundo uma fonte da equipe econômica, uma decisão já está tomada. A redução do imposto para veículos não vai acabar de uma hora pra outra. A ideia é voltar a cobrar as alíquotas normais aos poucos, para diminuir um possível impacto negativo nas vendas.


“O nosso desejo é que a redução do IPI seja prorrogado. A forma como isso vai acontecer é uma decisão do governo que não nos compete nesse momento manifestar opinião”, diz o presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Sérgio Reze.

× Como posso lhe ajudar?