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Conheça as quatro habilidades do líder que promove segurança psicológica nas empresas

Conheça as quatro habilidades do líder que promove segurança psicológica nas empresas

Pesquisa do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) sobre o assunto escutou mais de 300 lideranças e executivos em RH do Brasil inteiro

Os benefícios da segurança psicológica para as equipes de uma empresa ainda não estão claros para uma parte considerável dos líderes brasileiros, segundo aponta a primeira pesquisa nacional sobre o tema, conduzida pelo Instituto Internacional em Segurança Psicológica com mais de 360 executivos e especialistas em gestão de pessoas e RH de todo o país.

O estudo, realizado pelo Instituto no ano passado, preocupa por duas razões principais: “a pesquisa revela o desconhecimento técnico sobre o assunto, já que apenas 25% dos respondentes afirmaram já ter vivenciado a implementação de projetos em segurança psicológica no local onde trabalha, e a falta de endosso do alto escalão para iniciativas a respeito. Os dois fatores estão diretamente conectados, e não é por acaso. Sabemos que sem o envolvimento da liderança a segurança psicológica realmente não acontece”, diz Veruska S. Galvão, psicóloga organizacional, mentora executiva e cofundadora do IISP. Técnicas de implantação de segurança psicológica são fundamentais para tornar a gestão mais consciente e humana nas empresas.

Veruska explica que, ao longo do processo de certificação em segurança psicológica de times, no Brasil e em outras economias, torna-se nítido o perfil de liderança que consegue fomentar e sustentar mais facilmente a segurança psicológica e seus benefícios dentro das organizações. “A segurança psicológica é um conceito que surgiu na década de 1990, com base nos estudos realizados pela Dra Amy Edmonson, professora da Harvard Business School (EUA), e explica o que torna o ambiente corporativo um lugar seguro para que a equipe se sinta à vontade para expressar ideias, desconhecimentos, descontentamentos, dúvidas e sentimentos, sempre que necessário e sem temer sofrer represálias, humilhação ou cancelamentos por isso. Sob essa perspectiva, que muda a cultura e transforma a competitividade de empresas de qualquer porte e segmento, o líder é um pilar fundamental do processo”, diz Veruska.

Algumas características e comportamentos da liderança não apenas facilitam o processo de certificação como também são vetores dele. Com base em sua experiência junto a centenas de empresas, o IISP lista as principais habilidades da liderança capaz de fomentar a segurança psicológica em organizações.

  • Sem medo de dizer a verdade – a liderança que compartilha com o time sua perspectiva sincera, ou seja, o que sabe e o que não sabe, sem medo de se mostrar vulnerável, consegue trafegar melhor frente às incertezas do mundo corporativo atual e tem mais efeito agregador. Embora seja fácil dizer às pessoas o que elas querem ouvir, os melhores líderes dizem a verdade à equipe, não importa o quão traumático isso seja. Ser aberto sobre fraquezas é sinal de força.
  • Sem heroísmo – a liderança que pede ajuda, aciona as forças que unem as pessoas como uma equipe sólida. Ser honesto sobre a necessidade de suporte é um fator motivador do time, pois essa autenticidade valoriza talentos, aumenta o compromisso do time e incentiva a discussão de ideias inovadoras, fazendo a empresa crescer e os profissionais também.
  • Sem apego à estagnação e conforto – para o IISP, uma das razões pelas quais tantas pessoas não conseguem se tornar líderes socialmente inteligentes e mais eficazes é que elas estagnam, passam a operar em piloto automático, autoperpetuando hábitos e repetindo o que funcionou no passado. É por isso que olhar para os desafios e para aquilo que não se sabe fazer tão bem desenvolve o líder e o time. Por mais que o desconhecido faça o líder parecer vulnerável a curto prazo, uma vez que o desempenho sempre sofre quando se está aprendendo um novo comportamento ou competência, isso o tornará mais forte no futuro.
  • Sem medo de pedir desculpas – o líder que reconhece o erro e pede desculpa promove e conquista a confiança da equipe. Certamente o time apreciará tal honestidade. A sensação de estar com razão e de estar “invicto”, comum a quem se recusa a admitir erros, apesar de sedutora, dura pouco e é fruto de uma estratégia ineficaz. Quando essa estratégia falhar, e ela falhará, a equipe questionará não apenas o julgamento do líder, mas também sua autoconsciência.

Para discutir o papel da liderança na construção e desenvolvimento da segurança psicológica em times e organizações, entre outros assuntos correlatos, o IISP realizará pela primeira vez em São Paulo (SP), nos dias 18 e 19 de setembro, o 1º Summit Internacional de Segurança Psicológica, o maior congresso sobre o tema da América Latina. O evento acontecerá no Business Center da AMCHAM, com mais de 40 palestras e 500 painelistas, e, segundo Veruska, mostrará que “qualquer líder pode desenvolver essas habilidades, com exceção de um: aquele que acha que já sabe tudo, pois, como a doutora Amy Edmondson afirma em suas pesquisas, o maior desafio do ser humano é aprender quando acha que já sabe”. Mais informações sobre o evento e inscrições podem ser feitas no link: : https://segurancapsicologica.com/summit/

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